Palavra de Fé


Vivendo uma História de Amor.
  
Textos: Mc 15.21-39; 1 Rs 21.1-10.
Deus sempre planejou viver uma história de amor conosco. A criação da terra não teve por intuito fazer apenas um belo mar (flor, rio, sol, lua, arco-íris), mas para fazer esse mar pra viver uma história de amor conosco. Sua história de amor com a humanidade estava próxima quando criou Adão e Eva, mas a serpente ofereceu o fruto proibido (pecado) para que Adão e Eva perdessem a história de amor com Deus e com o Jardim do Éden. E quando satanás pensou que a história de amor teria fim, Deus restaurou Adão e Eva dando novas vestimentas. Mas a restauração plena ainda estava por vir. Fato, é que satanás sempre tenta se interpor entre Deus e a humanidade; entre o cristão e a promessa de Deus. Os textos mostram isso.  
            No texto de Reis, a figura de Jezabel e Acabe é a do obstáculo. Se parece muito com a figura dos judeus que entregam Jesus para morrer na cruz, pois queriam arrancar Dele o chamado de Cristo, de Salvador. Manifestam o desejo do Maligno, em querer tirar de nós aquilo que Deus nos deu, até que nos tire do próprio Deus. Manifestam o Pecado oferecido para nos arrancar da presença de Deus. oferecem qualquer coisa para tirar nossas “vinhas”.
            A segunda figura é a vinha de Nabote. Em que Nós, aparecemos como a plantação de Deus no mundo. A plantação de Nabote era herança do pai, assim como nós somos a herança de Jesus e por isso tanto Nabote como Jesus estavam decididos a não negociar aquilo que o pai lhes havia deixado. A vinha também figura As Promessas. Hoje temos muitas promessas, e satanás de igual maneira, sempre tentará comprar aquilo que um dia Deus nos deu. Ele oferece: ódio no lugar de amor; murmurações no lugar da obediência; dúvida no lugar da fé; desistência no lugar da  perseverança; dureza de coração no lugar do perdão.
            A terceira figura é Nabote. Como já dissemos, Nabote não quis vender a vinha, e porque? Por causa do valor atribuído.  Não é valor de mercado. Nabote sabia que sua vinha para os de fora tinha preço, mas para ele, era uma vinha impagável. O mundo diz que o preço (de nossos cônjuges, ministérios, igreja, amigos, parentes, Grupos Familiare) é outro(a) melhor no lugar, se não der certo troca. Ou seja, se você abandonar vai encontrar igual. Mas o valor da vinha para Nabote era valor atribuído (agregado), e não o valor de “mercado”. A vinha não vale apenas o dinheiro, ela tem valor atribuído: Herança dos meus pais, ou melhor, herança do Pai. Se você não conseguir atribuir um valor impagável pela promessa de Deus pra você, a sua história de Amor com Deus vai acabar. A atitude de Nabote em não vender sua vinha, trouxe-lhe a morte. Jesus, por sua vez, éo  “Nabote perfeito”. Alguém que mesmo rejeitado, não abandonou aqueles que lhe rejeitaram. A vinha que o Pai deu a Jesus somos nós. Satanás tenta comprar-nos de Jesus, mas Jesus não nos olha apenas como números. Nós temos valor atribuído e impagável para Jesus.

Pr. Rodrigo Nascimento.