terça-feira, 7 de junho de 2011

Dai a César o Que é de César - 19° Concílio Geral

Existe grande preocupação em torno deste 19º Concílio Geral da Igreja Metodista, principalmente em torno das Instituições de Ensino. Já ouvi frases do tipo: "Temos que vender tudo a sanar nossas dívidas!" - "Devemos mudar a administração!". Você já ouviu alguma coisa assim... Fato é, que não só os metodistas, mas também outras denominações sofrem com instituições endividadas. Não tenho propriedade para falar a fundo sobre o assunto, mas estou certo de que a preocupação com nossa tradição tem onerado em muito a igreja do presente. Sei que, historicamente, sempre tivemos uma efetiva participação no ensino no país, e em nome da tradição, mantemos isso até hoje. Mas às vezes penso que não deveríamos nos envolver com a educação secular hoje, pois existem órgãos que fazem isso melhor; mas sempre aparece outra voz na minha consciência me dizendo: "Educação faz parte da missão da igreja." - E novamente eu penso: "Será que para contribuir com a educação nós precisamos ter instituições de ensino?" - E ainda: "Será que a frase 'Eduacação faz parte da missão da igreja', não é apenas uma desculpa para manter um espaço aos teólogos que não são pastores?". Acho que sabemos qual é a melhor resposta. Diante do dilema dos impostos Jesus disse: "Dai a césar o que é de césar, e a Deus o que é de Deus". - Parafraseando, digo: "Dai ao MEC (cobrar a educação) o que é do MEC, e a dai igreja (a salvação dos perdidos) o que é da igreja".

Nenhum comentário:

Postar um comentário